Salvação do que?

Se você crê que Jesus veio a terra apenas para ser um exemplo de amor, dedicação, abnegação em favor do próximo, que Jesus foi injustiçado e que seu sofrimento serviu para que seus ensinos ganhassem ainda mais força e que seu legado foi uma humanidade mais justa e melhor, desculpe, mas você não faz a mínima idéia de quem Jesus é, do que realmente veio fazer aqui e muito menos do que ele deixou para nós.
Não, não sou anticristão, ateu ou qualquer coisa do gênero, muito pelo contrário, posso dizer que eu sou testemunha de Cristo, do seu poder e sua graça.
Mas então, se Jesus não veio apenas para ser um exemplo de como o homem deve ser, o que de fato trouxe Jesus a terra? Eu te digo que quem trouxe Jesus a terra foi uma serpente, que enganou Eva fazendo-a pecar, ela e seu marido Adão. Calma, temos muita coisa pra estudar, e você verá que o que estou falando é verdade.
Primeira coisa que deve ficar bem claro em nossas mentes é a real gravidade do pecado, o que é o pecado, e o que ele produz e tem produzido em toda a humanidade. A historinha de Adão e Eva é bem conhecida: Deus criou o homem no jardim do Éden, e proibiu Adão de comer a “maça”, um dia passeando pelo jardim, Eva encontrou a serpente que tentou a Eva a comer a “maça” e ela comeu e então o pecado aconteceu. Certo?
É, essa historinha é bem conhecida, mas infelizmente detalhes importantes dessa trama são deixados de lado, se você tem uma bíblia te convido a ler o livro de Gênesis capítulos 2 e 3, se você não tem bíblia não tem problema, basta acessar: http://www.bibliaonline.com.br/.
Bom, se você já leu vamos agora entender o que se passou na historia do pecado de Adão, primeiramente fica claro no cap. 2 de Gênesis que Deus formou um jardim, com todo tipo de arvores frutíferas, e isso tudo apenas para Adão e Eva, para que eles pudessem se alimentar. Neste jardim Deus também colocou duas arvores bem distinta, a arvore chamada “da vida” e outra “do conhecimento do bem e do mal”, e ao homem foi ordenado no versículo 17 que não comesse da arvore do conhecimento do bem e do mal, porque o dia em que comesse certamente morreria. Preste bem atenção que a proibição foi única e exclusiva para a arvore do conhecimento do bem e do mal, todos os demais frutos poderia comer livremente, inclusive da arvore da vida.
Pois bem, não sabemos ao certo quanto tempo se passou, sabemos que neste meio tempo Deus viu que Adão estava solitário, fez a Eva pra ele, os dois com certeza já estavam convivendo no jardim há algum tempo, quando aconteceu que Eva, passeando sozinha pelo jardim, se deparou com a arvore do conhecimento do bem e do mal, e a serpente estava ali por perto. O intrigante que a serpente começa a conversar com Eva, e não estranhe porque não é o único lugar na bíblia em que um animal conversa com um ser humano. Loucura isso? Não, mas Eva não parece ter assustado com o fato de ouvir uma serpente falar, e pode acreditar em uma coisa, por mais que hoje pareça impossível conversar com uma serpente, a bíblia não mente.
Em seguida ocorre um dialogo muito interessante, com algumas peculiaridades que encontramos às vezes em nossas próprias conversas entre nós mesmos, e você vai perceber isso. Primeiramente a serpente pergunta a Eva “não é assim que Deus disse: Não comereis de toda a arvore do jardim?”, a serpente sabia muito bem que não eram todas as arvores que se podia comer, que havia uma proibição, mas a serpente lança aqui na mente da Eva uma dúvida quanto ao “porque essa eu não posso comer se todas as outras eu posso? Qual o problema disso?”, tenho certeza que você em algum momento já se pergunto o porquê de não fazer uma coisa que é dita como errada. Quando Eva diz a respeito da proibição em comer da arvore do conhecimento do bem e do mal, ela ressalta algo muito importante, ela diz “Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais”. É importante entender uma coisa, no ambiente jurídico, toda a transgressão a uma lei esta relacionada a uma condenação, se você olhar o código penal vai perceber que para cada tipo de crime existe uma condenação diferente, e a mesma coisa se aplica a esse caso, o comer da arvore do conhecimento do bem e do mal possuía uma condenação implícita, a morte.
A serpente agora diz algo que é extremamente forte e que consegue convencer Eva a comer do fruto proibido, ela afirma que certamente Eva não morreria, e mais, se ela comesse do fruto seria como Deus, conhecendo o bem e o mal. Existem alguns pontos críticos nessa declaração da serpente, e o mais crítico é que a serpente neste momento não estava mentindo, não estava falando toda a verdade, mas vemos que o que ela havia falado estava correto. Mas a idéia que a serpente lançou e por ela convenceu Eva a tomar do fruto é algo totalmente maligno, e infelizmente, muitas vezes, somos ludibriados pela mesma idéia.
Vamos relembrar que Adão e Eva estavam vivendo num jardim plantado por Deus, eram visitados por Deus todos os dias, não tinham nenhuma responsabilidade adicional a não ser cuidar do jardim que já estava pronto, estavam vivendo totalmente na dependência de Deus. O “ser igual a Deus” traz uma idéia de independência, de não estar mais sujeito a Deus, mas tomar as rédeas e o controle da sua própria vida. A idéia era que comendo do fruto Eva não precisaria mais de Deus para viver, ela viveria por conta própria.
É, acredito que agora você está percebendo que o problema não era apenas comer ou não a “maça”, o caso é de rebelião contra Deus. Eva depois de receber essas palavras da serpente, e com a mente e as emoções sendo bombardeadas pelas imaginações de como seria a vida dela e de Adão sem a dependência de Deus, as possibilidades e oportunidades que poderiam surgir daí, olha para o fruto e fica por alguns instantes entre o comer ou não comer. Parece algo tão patético, talvez você esteja ate falando consigo mesmo “eu não comeria”, mas o fato é que diariamente todos nós nos vemos tentados em idéias e sugestões bem parecidas, quantas vezes você não resolveu fazer algo que é conhecidamente pecado por estar convicto de que seria bom pra você? Ou simplesmente porque seus desejos e emoções falaram mais alto que a ordenança de “não comereis”?
Pode ter certeza que qualquer um de nós no lugar de Eva faríamos exatamente o que ela fez, pegou do fruto e comeu, e deu também a Adão. A bíblia não fala aqui exatamente os motivos que levaram Adão a também comer do fruto, mas com certeza a idéia de independência era a mesma que Eva trazia em seu coração, e ainda com a prova inefável de que Eva não havia morrido, pelo menos não por enquanto.
Bom, o interessante que até o momento em que apenas Eva tinha comido do fruto nada de importante aconteceu, nem com ela, nem com a serpente, muito menos com Adão, mas a bíblia diz que quando Adão também comeu do fruto, juntamente com Eva, as coisas começarão a acontecer. Primeiro eles perceberam que estavam nus, e se preocuparam em fazer uns aventais com folhas de figueira, eu particularmente não acredito que tenha tampado muita coisa, em seguida quando Adão percebeu a presença de Deus, ele se escondeu. Isso demonstra claramente que pela primeira vez na vida, Adão estava conhecendo o sentimento de “culpa”. Interessante os sentimentos que começaram a aflorar em Adão e Eva após o pecado, eles se esconderam por sentirem vergonha por estarem nus, depois o sentimento de culpa tentando jogar um no outro a responsabilidade pelo pecado, vemos ainda neste texto a palavra inimizade, dor, fadiga. É a “independência” que Eva imaginou com certeza não era algo tão ruim assim, e essa é uma das graves facetas da tentação, sempre somos tentados a fazer algo que nos dará prazer, mas no final percebemos que o pecado apenas nos traz conseqüências ruins.
Mas o ponto mais critico dessa narrativa esta no versículo 19 do capitulo 3, a condenação para quem comesse do fruto proibido era a morte, e por mais que a morte não aconteceu de maneira imediata, ela aconteceria em algum momento, a vida humana a partir de então passou a ter um final, e não só isso mas também no versículo 23 vemos que Deus expulsou o homem do jardim, isso significa que a partir de então o homem estaria separado de Deus. Em resumo, o homem estava condenado a morrer separado de Deus.
Mas e o inferno? O capeta? Onde esta isso?? Esta justamente na separação eterna de Deus, o destino do espírito do homem passou a ser o inferno, lugar de tormento. Mas onde ta escrito isso? Vamos lá, leia Mt 5:22; Mt 11:23; Mt 18:9; Ap 20:13-15, isso para citar apenas o que Jesus falou.
Uma coisa então fica bastante clara, toda a humanidade está sujeita a uma condenação por causa do pecado, não somente o pecado de Adão e Eva, porque por eles o pecado entrou no mundo, mas também pelos nossos próprios pecados porque todos nós em algum momento fomos rebeldes e decidimos fazer da nossa vida o que bem queríamos, não nos sujeitando a obediência à Deus. O interessante que vemos ainda em Gênesis que após o pecado do homem a terra passou a produzir espinhos e erva daninha (v.18), o pecado do homem mudou o comportamento e a vida em toda a terra.
Ok, vemos que o homem esta condenado, separado de Deus, vivendo uma vida sem razão esperando a morte e a condenação eterna, mas onde entra Jesus, e qual o destino da humanidade? Estamos todos irremediavelmente perdidos? É neste momento que vemos o que significa o amor de Deus. Sim, muitas vezes ouvimos falar que Deus nos ama e que não mandaria ninguém para o inferno, mas não é isso que a bíblia diz, a condenação é algo patente, mas o amor de Deus se revela em dar ao homem pecador, rebelde e incompassivo uma oportunidade de se arrepender e conseguir reconciliar-se com Deus. Mas como, se existe uma condenação? Simples, alguém que não tivesse culpa alguma, assumiria a culpa do homem e dessa forma receberia a sua condenação.
Este é o plano de Deus para nos livrar da condenação eterna, e foi esse o propósito de Jesus ter vindo a terra. Quando Jesus veio a terra ele veio como homem, nasceu como homem, teve um corpo de um homem, passou por todos os dilemas e sentimentos de um homem. Mais ainda, foi tentado na mesma proporção que Adão e Eva foram tentados, e na mesma proporção em que nós mesmos somos tentados. E dessa forma ele provou para todos nós que era possível sim Adão e Eva não ter cedido às tentações e continuar sujeitos à vontade de Deus.
E depois disso Ele mesmo se entregou a uma morte vexatória, assumindo em nosso lugar toda a culpa pelo nosso pecado e pagando na cruz o preço do nosso pecado. Onde está escrito isso? Rm 5:12-21; Rm 8:1-4; Ef 2:1-10; Gl 1:4; Cl 1:13-14; Tt 2:11-15; Hb 9:12-14; 22-28; IJo 1:8-2:2; Ap 5:1-14.
Lendo esses textos conseguimos ter uma visão clara do que foi o sacrifício de Jesus, acreditar que sua vida e morte foi apenas um exemplo para a humanidade é muito pouco perto da grandiosidade do que Ele fez na cruz, assumindo a culpa de todos nós que fomos rebeldes, que desejamos ser independentes dEle, e decidimos realizar os nossos desejos ao invés de obedecer a sua Palavra. O amor de Deus realmente é grandioso, não é um amor promiscuo que passa por cima da lei para que não haja condenação alguma, se fosse dessa forma não seria amor, mas é um amor que respeita e aplica a justiça, um amor que se doa e se dispõe a descer ao nível da sua criatura, para pagar o preço do pecado da sua criatura, para que essa criatura possa ter uma oportunidade de salvação. Um amor que nenhum de nós estaria disposto a praticar. Talvez alguém se encorajasse a morrer por um amigo, ou por alguém que estima muito, mas ninguém estaria disposto a morrer por um condenado da justiça e foi esse amor que Jesus demonstrou por nós.
Salvação do que? Salvação dos nossos próprios erros, da nossa própria soberba, da nossa própria rebeldia. Salvação da condenação que nós mesmos trouxemos para nossas vidas.

Comentários